Talvez esse não seja um momento propício para criar um blog de tecnologia. Com a revolução que a IA nos trouxe, ficou mais prático resolver os problemas escrevendo um prompt e obter uma resposta pronta. Porém, ao meu ver, um blog é mais do que códigos, é a chance de conhecer e me conectar com pessoas, de compartilhar os meus conhecimentos e de receber feedbacks e outras visões de implementações.


Ainda que a IA esteja avançando de uma maneira que pensávamos não ser possível por pelo menos muitos anos, acredito que ela ainda está longe de conseguir substituir por completo o trabalho de desenvolvedores. Ao utilizá-la, tive experiências positivas, entretanto, acompanhada de várias frustrações, principalmente em contextos mais específicos, ainda que realizando alterações e evoluções do prompt, o resultado não foi o que eu desejava.

Uma Batalha Perdida?

Poder ter fontes de referências que sejam mais confiáveis é algo que eu valorizo. Uma pessoa que de fato escreveu sobre algo baseado em sua experiência, ao contrário da máquina, que prefere inventar soluções do que atestar que não sabe. Isso pode te fazer perder, literalmente, horas em um código inventado.

Mesmo com as ressalvas para área da computação, o uso das novas tecnologias tem proporcionado mais velocidade e praticidade e, de fato, tem contribuído para a revolução e a transformação da área. Porém, ainda vejo a necessidade de blogs com posts bem estruturados e que possam ajudar solucionar problemas complexos.

Motivações

Não é de hoje

Além de buscar fortalecer o networking, a criação do blog é uma vontade antiga. Como nessa área estamos sempre estudando e aprendendo coisas novas, uma das melhores maneiras de fixar algo aprendido é explicando para outras pessoas e, para além disso, esse espaço pode servir como uma referência futura para mim mesmo.

Linkedin

Em alguns momentos, as vagas abertas do Linkedin podem gerar frustrações. Você dedica tempo para olhar as vagas e os requisitos que são solicitados, aplica para ela e, muitas vezes, não tem resposta. Além disso:

  • Vagas abertas há mais de um mês - que geralmente não sabemos se é apenas para alimentar o banco de talentos ou fazer uma contratação real.

  • Mais de 200 candidaturas em menos de 1 dia.

O que tem funcionado para mim e apresentado boas oportunidades são os contatos de forma orgânica, esse meio me parece ser o mais vantajoso, principalmente a longo prazo. Por isso, tenho dedicado mais do meu tempo a essa maneira de me conectar com o mercado.


De fato, o Linkedin é uma plataforma que também serve para o marketing pessoal. Isso não é uma novidade, mas ver isso sendo priorizado é outra coisa. E esse blog foi a melhor maneira que eu encontrei de fazer o meu trabalho de promoção e não me limitar a enviar candidaturas.

Falar é fácil. Mostre-me o código.

Linus Torvalds

Criador do Kernel do Linux

Linus Torvalds

Tecnologias e um pouco mais

A ideia é escrever sobre aspectos relacionados e não limitar somente a post técnicos. Isso me parece ser um bom ponto de partida.


Ainda em um processo de tentativa e erro, vou estar testando formatos e entendendo como melhor passar algo de valor, mesmo que em alguns momentos o valor seja me distrair e comentar o momento em que o Jovem Tranquilão largou a versão deprecated dele.

O que esperar de códigos

E claro, código. O meu objetivo é passar contextos mais práticos e avançados, então conhecimentos de conceitos de frameworks vou deixar abstraído, mas com referências a bons materiais. Inclusive os LLMs são boas ferramentas para tirar duvidas de conceitos documentados.


Para as próximas postagens tenho planejado falar sobre a construção do blog e o uso das tecnologias escolhidas, em relação ao Back-end a implementação com o Wagtail CMS, funcionando como uma aplicação Headless, permitindo o uso de sua interface administrativa e deixando a estilização do Front-end com o NextJS.

1print("Hello World")

Até mais

Obrigado por chegar até aqui! Por enquanto, o sistema de comentários ainda não está disponível. Mas você pode entrar em contato em qualquer meio listado abaixo. 👇